top of page
franciscan internationals.jfif

Sobre Franciscans International
A Franciscans International (FI) é uma organização internacional não governamental de direitos humanos, fundada em 1989, com status consultivo geral junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Sua equipe é formada por profissionais de diversas origens que trabalham para traduzir as vozes populares em ações de defesa dos direitos humanos no nível das Nações Unidas. A FI busca promover e proteger os direitos humanos e a justiça ambiental.


NOSSA VISÃO

Uma comunidade global na qual a dignidade de cada pessoa é respeitada, os recursos são compartilhados de forma equitativa, o meio ambiente é sustentado e as nações e os povos vivem em paz.

NOSSA MISSÃO

Usando uma abordagem baseada em direitos, FI defende na ONU a proteção da dignidade humana e da justiça ambiental.

O QUE NÓS FAZEMOS

Para cumprir essa missão, a FI se baseia em mais de 30 anos de experiência em defesa dos direitos humanos para abordar as raízes das causas das injustiças. Fazemos isso levando à atenção da ONU casos de discriminação e violência cometidos contra indivíduos e grupos que vivem nas margens, e influenciando a tomada de decisão da ONU e os processos de definição de padrões de acordo.

De acordo com sua espiritualidade e valores fundados na simplicidade, na fraternidade, na paz e no cuidado com a criação, os franciscanos muitas vezes vivem e trabalham com grupos e indivíduos desfavorecidos, têm sua confiança e estão entre os que estão mais próximos de suas preocupações. Ao fazer isso, muitos franciscanos são defensores dos direitos humanos, e FI serve como sua voz na ONU.

O valor agregado de FI reside na combinação de duas características distintas:

Seus fortes laços com os franciscanos e seus aliados da sociedade civil que trabalham nas bases com alguns dos grupos mais discriminados, e
Sua experiência em trazer esses testemunhos à ONU e traduzi-los efetivamente em intervenções estratégicas para responsabilizar os Estados e outros atores, obrigando-os a abordar políticas e práticas que prejudicam os direitos humanos.
Dividimos nosso trabalho entre Prioridades Temáticas e Programas Regionais.

Mais informações sobre os objetivos internos e externos da FI estão disponíveis em nossas Orientações Estratégicas de 2021 em diante, que também estão disponíveis em alemão, francês, italiano, português e espanhol. Essa abordagem foi adotada com base em uma extensa avaliação de nossa Estratégia de Advocacy 2017-2020.

COMO TRABALHAMOS

O principal negócio da Franciscans International é a defesa dos direitos humanos. Advocacy significa um conjunto de ações que buscam influenciar os tomadores de decisão nos níveis da ONU e nacional. Graças ao seu status consultivo geral com a ONU, FI usa a defesa de direitos como uma ferramenta para combater os abusos dos direitos humanos. FI acredita fortemente que a defesa de direitos é um dos meios mais poderosos para garantir soluções sustentáveis ​​e mudanças reais. Sempre que mudanças significativas na política são necessárias, a defesa de direitos tem um papel a desempenhar, influenciando os principais líderes a tomar decisões que irão melhorar a vida de milhões de pessoas a longo prazo, por meio de mudanças estruturais.

Além disso, advocacy é o processo que capacita as pessoas, incluindo as mais marginalizadas, a participar das decisões que afetam suas próprias vidas ou as de outras pessoas.

Graças à sua longa experiência na ONU, a FI atua por meio de uma estratégia multifacetada de defesa de interesses, a fim de maximizar os esforços e garantir a consistência em várias ações de lobby.

A FI é construída em torno da colaboração com seus parceiros de base que vivenciam violações de direitos humanos todos os dias. Estão em contacto com as autoridades nacionais e locais e, ao mesmo tempo, perto dos indivíduos e grupos mais desfavorecidos e marginalizados. Para apoiá-los, a FI organiza workshops de capacitação em nível nacional, regional e internacional. Também incentiva e permite que seus parceiros de base construam parcerias em nível nacional com o objetivo de fortalecer o lobby nacional.

Seguindo uma abordagem de baixo para cima, não apenas FI garante a confiabilidade das informações de primeira mão dos parceiros de campo, mas também os capacita a advogar na ONU. Por uma questão de consistência e eficiência, FI garante a conexão entre as estratégias de advocacy nacionais e internacionais. Isso implica que as principais recomendações da ONU devem ser consideradas como pontos de entrada que precisam ser acompanhados por meio de advocacy nacional.

Metodologia de defesa de FI em um relance

Vincular esforços de advocacy nacionais e internacionais (estratégia de acompanhamento);
Construindo parcerias estratégicas;
Envolvendo parceiros de campo em todo o processo;
Elaborar estratégias nacionais de advocacy usando alavancas de mudança nacionais e  internacionais.

bottom of page