download (19).jpg
images (41).jpg
download (18).jpg
images (39).jpg
images (38).jpg

Sua Eminência, o Reverendíssimo Joseph, Arcebispo de Nova York e Metropolita da Arquidiocese Cristã Ortodoxa Antioquina da América do Norte, nasceu em Damasco, Síria, em 2 de novembro de 1950, o quinto de seis filhos de Georgi e Mathilda al-Zehlaoui . Ao longo de sua vida, ele foi um filho leal de Antioquia, um pai espiritual dedicado na América do Norte e um líder no cenário global.

Sua Eminência supervisiona quase 300 paróquias e missões nos Estados Unidos e Canadá da sede da arquidiocese em Englewood, New Jersey. Seis bispos auxiliares o ajudam na administração das oito dioceses que compõem a Arquidiocese da América do Norte.

O metropolita Joseph concluiu seus estudos de graduação na Universidade Libanesa em Beirute e obteve seu mestrado em Teologia (M.Th.) com estudos especiais em música e línguas pela Universidade Aristóteles em Thessaloniki, Grécia. Em 1995, Sua Eminência veio para a arquidiocese para servir como bispo auxiliar baseado em Los Angeles, Califórnia. Em 3 de julho de 2014, o Santo Sínodo da Igreja de Antioquia e todo o Oriente, sob a presidência de Sua Beatitude, o Patriarca João X, elegeu Sua Eminência Arcebispo de Nova York e Metropolita de toda a América do Norte.

Sua Eminência é membro do Santo Sínodo de Antioquia, a igreja-mãe da Arquidiocese de Antioquia. Ele lidera o Conselho de Curadores da Arquidiocese como seu presidente. Sua Eminência é o vice-presidente da Assembleia dos Bispos Canônicos Ortodoxos dos Estados Unidos da América. Ele se reúne regularmente com o comitê executivo enquanto promove a causa da unidade e cooperação entre as várias jurisdições cristãs ortodoxas, especialmente em resposta a questões críticas da época, como o Coronavirus. Sua Eminência também participa do CAMECT (Igrejas Cristãs Árabes e do Oriente Médio Juntas), órgão que garante o bem-estar dos cristãos do Oriente Médio no país e no exterior.

O metropolita Joseph se reúne com líderes governamentais em Nova York, Washington, DC e ao redor do mundo para fornecer sua perspectiva única e experiência em várias questões relativas à Igreja Ortodoxa nos Estados Unidos e Canadá, a igreja mãe e os povos do Oriente Médio. Isso inclui sessões com o presidente Barack Obama, o secretário de Estado Mike Pompeo e o presidente libanês Michel Aoun.

Durante seu mandato no santo episcopado, o metropolita Joseph liderou peregrinações e participou de delegações oficiais internacionalmente, promovendo a boa vontade em Jesus Cristo entre sua arquidiocese e as igrejas ortodoxas em todo o mundo. Em peregrinações, o metropolita Joseph levou muitos clérigos e leigos - incluindo jovens adultos - a locais sagrados no Líbano, Síria, Rússia, Grécia e Sérvia para descobrir suas raízes espirituais. Em seu mandato como Arcebispo Metropolitano, Sua Eminência participou de encontros oficiais irênicos com Suas Bem-aventuranças o Patriarca Inácio IV e o Patriarca João X de Antioquia, bem como com Suas Santidades o Patriarca Kirill de Moscou e o Patriarca Irinej da Sérvia.

A educação na vida cristã ortodoxa é de extrema importância para Sua Eminência. Para esse fim, após sua eleição como Metropolita em 2014, ele fundou o Instituto Ortodoxo Antioquia em La Verne, Califórnia, tendo fundido nele a bem estabelecida Casa de Estudos Antioquia, combinando recursos e talentos para formar uma entidade educacional forte. Em seu compromisso com o ensino superior em Teologia Ortodoxa Aplicada e Teologia Cristã na Tradição Oriental, o Instituto treina futuras gerações de clérigos e líderes leigos. Sua Eminência atua como presidente do conselho de curadores.

Metropolitan Joseph é fluente em inglês, árabe e grego e está familiarizado com outras línguas europeias. Seu santo padroeiro é São José de Arimatéia, que a Igreja Ortodoxa comemora no terceiro domingo da Páscoa.

O metropolita Joseph completou seus estudos básicos nas escolas São João de Damasco e al-Assiyeh em Damasco e depois no Mosteiro e Seminário Nossa Senhora de Balamand em Koura, Líbano. Ele completou seus estudos de graduação na Universidade Libanesa em Beirute e então obteve seu mestrado em Teologia (M.Th.) com estudos especiais em música e línguas pela Universidade Aristóteles em Thessaloniki, Grécia. Ele recebeu o grau honorário de Doutor em Divindade do Seminário Teológico Ortodoxo St. Tikhon em South Canaan, Pensilvânia em 2010, e do Seminário Teológico Ortodoxo St. Vladimir em Tuckahoe, Nova York em 2015.

Com a bênção de Sua Beatitude, o Patriarca Elias IV de Antioquia, Sua Eminência, o Metropolita Panteleimon (Rodopoulos) de Thessaloniki, Grécia o ordenou ao diaconato em 4 de dezembro de 1976. Sua Beatitude, o Patriarca Inácio IV de Antioquia - pai espiritual do Metropolita José desde seus dias como estudante e seminarista em Balamand - ordenou-o sacerdote em 10 de dezembro de 1980 em Damasco, Síria. O Padre Joseph serviu como decano da Catedral Patriarcal da Dormição de Theotokos em Damasco ("Al-Mariamieh") e como supervisor da Igreja de Santa Cruz e outras paróquias nas áreas circundantes. Ele serviu como superintendente da escola secundária al-Assiyeh Three Hierarchs em Damasco de 1980-83. Ele então foi para o exterior para pastorear a Igreja Ortodoxa de Antioquia em Londres, Inglaterra, de 1983-84 e a Igreja Ortodoxa de Antioquia em Chipre de 1986-91. Entre essas designações, ele ministrou em Damasco.

O metropolita Joseph foi eleito e consagrado ao Santo Episcopado em 30 de junho de 1991 na Catedral da Dormição em Damasco com o título de "Bispo de Katana". Ele serviu como assistente do Patriarca Inácio e secretário do Santo Sínodo. Em 1995, o Patriarca Inácio abençoou o então Bispo Joseph para servir na Arquidiocese de Antioquia da América do Norte. Seu antecessor, Sua Eminência, o Metropolita Philip (Saliba), designou o então Bispo Joseph para a Diocese de Los Angeles e West, que ele continua a pastorear diretamente, além de suas funções como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese.

Em 11 de dezembro de 2011, na Igreja da Dormição de Theotokos em Balamand, o Patriarca Inácio elevou o Bispo Joseph ao posto de Arcebispo em homenagem a seus muitos anos de serviço como hierarca em nossa Arquidiocese e em nosso Patriarcado. Em 3 de julho de 2014, o Santo Sínodo da Igreja de Antioquia, sob a presidência do Patriarca João X, elegeu Sua Eminência Arcebispo de Nova York e Metropolita de toda a América do Norte.

As realizações do metropolita Joseph no ministério apostólico ao longo de mais de 25 anos na América do Norte atestam suas qualificações espirituais, éticas e de liderança pessoal. Sua Eminência manteve uma cultura pessoal de contato com todo o seu clero. Muitos clérigos e leigos testificam que Sua Eminência sempre se lembra e age em qualquer questão importante que lhe seja apresentada. Esta combinação única de traços, sobriedade e familiaridade irrepreensível formam a base para sua eficácia pessoal com todos.

Com sua própria formação espiritual, ascética e intelectual em sua vida em Cristo, Sua Eminência estabeleceu seminários anuais enriquecedores e significativos para o clero no Ocidente. Ele aprofundou a experiência espiritual e educacional do clero e dos leigos nas Conferências de Vida Paroquial e Convenções Arquidiocesanas anuais. Para esse fim, ele hospedou uma multidão de líderes ortodoxos, monges, autores e teólogos. Isso promoveu um forte sentimento de fraternidade clerical e intercâmbios interparoquiais, admirado por jurisdições ortodoxas em todos os lugares. Sua Eminência trabalhou intensamente para aprofundar a vida espiritual de seu clero, encorajando confissão freqüente, oração pessoal, educação contínua e um senso intensificado da plenitude de nossa tradição cristã ortodoxa de transfiguração interior e ascética em Cristo.

O metropolita Joseph teve o cuidado de estabelecer uma orientação litúrgica forte, clara e direta para todas as suas paróquias para garantir a devida adoração a nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo, e a veneração da Santa Virgem Maria e Seus Santos. O metropolita Joseph foi o pioneiro no uso da Internet ao publicar os textos completos de todos os serviços de domingo, quaresma e festivais da Igreja ao longo do ano. Seu amor pelos serviços divinos o inspira a melhorar a práxis litúrgica do clero, cantores, coros e leigos por meio de interações constantes e ensinamentos especiais. Além disso, Sua Eminência promove constantemente o clima espiritual da Arquidiocese com ações simples e pessoais como o "Pensamento para o Dia" que aparece em Antiochian.org.